terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Luto por Santa Maria



Há poucos dias testemunhamos um dos maiores incêndios ocorridos em nosso país no que resultou em uma tragédia. Uma enorme comoção tomou conta de todos ao receber as notícias sobre o grande número de jovens que perderam suas vidas de forma tão brusca na boate Kiss em Santa Maria/RS. E se já temos uma grande dificuldade em aceitar a morte, mesmo quando se dá em idade avançada em que o ciclo natural da vida é respeitado, imaginemos quando se trata de tantas pessoas que estavam no auge da sua juventude. A perda é irreparável, a dor, imensa. Foi um momento em que, os que acreditavam em Deus, se apegaram à sua fé na confiança de ter o consolo do Senhor. Orações foram realizadas, ombros oferecidos, e todos os brasileiros, inclusive a presidente, se curvaram diante da tristeza. Em momentos como esse, o clamor a Deus pela paz nos corações abatidos passa a ser a regra geral, não importando a religião. E para os cristãos, a solidariedade não é uma opção, mas uma obrigação. Obrigação esta que deve estar acima de qualquer julgamento sobre a situação espiritual das vítimas daquela boate e suas escolhas. Obviamente que o ambiente onde ocorreu a tragédia não é o indicado para quem quer ter um relacionamento mais profundo com Deus, mas Ele, somente Ele pode julgar e condenar alguém.

A tragédia de Santa Maria também nos traz a reflexão sobre se estamos preparados para a vinda do Senhor. Assim como as virgens prudentes de Mateus 25, precisamos ter azeite suficiente em nosso estoque para a chegada do Noivo. Mas não somente a vinda, precisamos estar atentos com a nossa ida ao Senhor. Enquanto muitos se preocupam apenas com a vinda, devemos ter bem claro em nossas mentes que a qualquer momento podemos estar diante do Todo-Poderoso. Para nos depararmos com a morte, não precisamos estar em boates ou em qualquer ambiente não recomendado para um cristão; ela pode estar em qualquer lugar. A questão é se estamos seguros em Deus e prontos para encontrá-lo.

Eclesiastes 7:4 diz que “O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.” Isso não foi escrito para proibir a diversão, mas sim para que as situações de perdas sirvam para nos alertar da necessidade de analisarmos sobre as nossas escolhas e o resultado delas para as nossas vidas. Mais um carnaval está aí e é certo que pessoas perderão suas vidas. Infelizmente, para muitos, nenhuma tragédia, por mais triste que seja, os demoverá do mau caminho. Independentemente do dia e hora, que estejamos prontos para o grande encontro com o Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário